quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cesárea, Mitos e Verdades!!!

Está cada vez mais comum (o que não quer dizer normal) gestantes recorrerem a uma cirurgia de grande porte para retirada de seu filho do ventre (a famosa cesárea). Os motivos relatados são os mais diversos. Seria lindo ver um bebê sobreviver graças ao uso desta técnica, se os casos que tanto ouvimos por aí fossem de reais indicações para esta cirurgia.


(Detalhe da tela de Jennifer Bishop)

Infelizmente a obstetrícia no Brasil tem se revelado bastante desatualizada no estudo das evidências científicas, nossas faculdades de medicina não têm preparado os obstetras para acompanhar parto, eles estão sendo preparados para intervir no parto, para serem cirurgiões e com isso não aprendem a respeitar a fisiologia feminina, a fisiologia do parto. Parturiente não é paciente, ela tem que ser a protagonista desse momento (mas isso é assunto para outro post - juro que eu volto aqui pra falar mais sobre isso)! Mas hoje, infelizmente o protagonismo está nas mãos dos médicos¹.

Nossa cultura coloca nos médicos o papel de detentores do saber (não que eles não saibam muito, mas não são os únicos) e com isso a grande maioria dos médicos se apropria deste papel e acabam por não informar a mulher corretamente a respeito das suas opções na hora de parir, aterrorizam o parto normal (sim muitos partos podem ser aterrorizantes, afinal hoje cerca de 25% das mulheres sofre violência obstétrica), não mostram que existem maneiras e maneiras de aliviar as dores do parto e acabam por dar as mais absurdas indicações para uma cesárea, mesmo para aquelas que queriam o parto normal desde o início da gestação e não se deixaram abalar pelo terrorismo prévio.

Foi a partir do relato dessas mães, que a Dra. Melania Amorim (aqui o lattes pra quem não sabe quem ela é) criou uma lista com as reais indicações de cesárea, as indicações recorrentemente mal avaliadas, as que devem ser estudadas caso a caso e a lista que não pára de crescer, a lista das falsas indicações para uma cesárea. Essa lista há tempos circula e cresce nas redes sociais, mas agora, ela está no blog da Dra. Melania e você pode acessar essa postagem AQUI!

Aproveito essa postagem para informar que uma gestação a termo vai de 38 a 42 semanas e que o ultrassom tem uma precisão duvidosa, portanto bebês que nascem por cesárea agendada correm um enorme risco de nascerem antes de estarem completamente prontos (aliás, quando eles estão prontos eles "pedem" pra nascer e o corpo da mulher começa a trabalhar para ajudá-lo nessa tarefa) e bebês que nascem com 37 semanas tem 120 vezes mais chances de sofrer problemas respiratórios agudos do que bebês a termo.

Nós do Gaia trabalhamos para que as mulheres recebam informações corretas, baseadas em evidências científicas e com isso façam suas escolhas com segurança e tranquilidade. Oferecendo além de informação, apoio emocional antes, durante e após o parto! Contate-nos! :)

Com amor,
Equipe Gaia

¹ - Nessa frase cabe um ainda, afinal as mulheres brasileiras estão lutando para mudar isso! A movimentação está grande; nos últimos meses milhares de mulheres se mobilizaram e foram às ruas para exigir respeito às suas decisões, ao seu corpo, ao seu filho.

Um comentário: