segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tem taaaaanto pra ler....

É bastante comum durante a gravidez e o puerpério recebermos várias indicações de leitura. Tem de tudo e a maioria promete noites bem dormidas e uma mãe descansada!

(imagem: google)


Isso seria perfeito, né? Nos tornarmos mães e ainda podermos dormir noites inteiras e estarmos sempre bem descansadas! Isso é possível? Alguns autores consideram que sim! Mas a que preço?

Hoje existem vários livros (que chegam a ser considerados best-sellers) por aí, que impõem regras e rotinas ao pequeno bebê que acabou de nascer, apresentam soluções mágicas ou treinamentos. Nós, do Gaia, acreditamos que este ser que acabou de nascer merece ser respeitado nas suas necessidades, e que dentro do possível para a família, essas necessidades sejam atendidas. 
Para isso é preciso que a mãe conheça o que está acontecendo com ela, saiba identificar algumas fases pelas quais o bebê passa e tenha o apoio da família, de amigos, profissionais e/ou de outras mulheres, mães que passaram e passam pelas mesmas coisas. 
É bem importante compreender que algumas situações tidas como incômodas fazem parte do desenvolvimento normal do bebê, e seu tempo deve ser respeitado para que ele vivencie tais momentos com a maior tranquilidade possível, estando assim mais preparados (mãe e bebê) para a próxima etapa que virá.

Para que a mãe conheça o que está passando com ela e com seu bebê, recomendamos algumas excelentes leituras:



Gestação e Parto


- "Quando o Corpo Consente", de Marie Marie Bertherat, Thérèse Bertherat Paula Brung. 
Lido por mim durante a faculdade, mas que durante a gestação adquiriu um novo significado! Disponível virtualmente no site Parto no Brasil . (link para o livro) 


- "Parto Ativo", de Janet Balaskas.
Esse livro traz exercícios preparatórios e explicações sobre a fisiologia do parto, além de explicações sobre parto natural, parto na água, exercícios de respiração, entre outras coisas. Importante para a conscientização corporal, o empoderamento e o protagonismo da mulher no parto.


Puerpério e Maternidade


- "A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra", de Laura Gutman. 
Este é um livro recente e pode ser encontrado facilmente nas livrarias. Não é um guia, nem um manual, ele ajuda as mães a conhecerem os processos pelos quais estão passando para que as atitudes com os filhos sejam pensadas bem vividas, e não mecanicamente. Laura Gutman vê na maternidade uma excelente oportunidade de descoberta e auto-conhecimento, um caminho para uma maneira mais verdadeira e autêntica de ser mulher e mãe.


Maternidade, filhos, conflitos e relações


- "Besame Mucho", e "Mi Niño No Me Come", de Carlos Gonzales. 
Pediatra espanhol, seus livros não estão oficialmente disponíveis em português, mas na internet tem diversos trechos traduzidos. Ele acalma corações aflitos de mães ao falar sobre amamentação, introdução alimentar e as curvas de peso e crescimento, entre outras temática pertinentes à primeira infância. Aqui link para o "Besame Mucho" (link para o livro)


- "A Criança Terceirizada", de José Martins Filho. 
Pediatra brasileiro autor de vários livros sobre a infância. Nesse livro ele trata da terceirização da infância, das dificuldades de conciliar a criação dos filhos com a correria diária e as consequências disso para a criança e a sociedade. Excelente reflexão sobre o que queremos para nossos filhos.


- "O bebê mais feliz do pedaço" e "A criança mais feliz do pedaço", de Harvey Karp.
Pediatra americano e especialista em desenvolvimento infantil, traz nesses livros dicas preciosas que ajudam a entender e atender as necessidades do bebê e da criança, melhorando nossas relações com eles e minimizando situações de estresse e sofrimento para ambos. 


- "Soluções para noites sem choro" de Elizabeth Pantley.
Entenda como funciona o sono do bebê e as suas necessidades. O livro ajuda a encontar soluções para diferentes situações familiares, sempre respeitando as necessidades do bebê. Existe um grupo virtual onde estão disponível vários textos desse livro e onde mães trocam experiências sobre suas vivências. http://solucoes.multiply.com/




A qualquer momento você pode entrar em contato conosco e solicitar uma visita, auxílio e orientações em relação ao seu bem estar e de sua família. 


Essas leituras servem de base e estão de acordo com a nossa linha de trabalho.

Com amor,

Equipe Gaia.





3 comentários:

  1. Ótimo post, (cheguei a ele por aquela matéria infeliz, sobre aquele livro infeliz, daquele canal infeliz...), e espero que muitos que tenham visto seu comentário, tenham vindo aqui e absorvido informação de qualidade.

    Ainda acho que muitos dos pais generais são assim por falta de conhecimento. Quanto mais disserminarmos a maternidade consciente, melhor o mundo será!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lola,

      Obrigada!

      Este é o nosso caminhar, mostrar que há possibilidades diferente daquelas que estão introjetadas na nossa sociedade atual!

      Acreditamos que um maternar consciente renderá ótimos frutos ao mundo! :)

      Um abraço,
      Equipe Gaia

      Excluir
  2. Olá! Achei seu blog através da reportagem da GNT... Estou passando por exatamente esse momento com meu filho de 9 meses e desde o 6o mês leio diversos livros sobre sono do bebê e realmente a gente fica confusa, achando que está fazendo tudo errado, que devemos rotinizar nosso filho.... Realmente, tem coisas que são incabíveis para um bebê e sim, nós temos que nos adaptar a ele sim!!! Concordo com uma rotina saudável e que o somo deve fazer parte dela! Um sono tranquilo de pelo menos 7,8 horas seguidas, pq se não o bebê se estressa... Tenho um blog que fala sobre maternagem tbm... Vou publicar um post exatamente sobre isso e um vídeo contando a minha experiência. Quando der dê ma passada lá.
    Parabéns pelo blog
    Juliana

    ResponderExcluir