sexta-feira, 29 de junho de 2012

Plano de Parto

Imagem Google
Você já pensou sobre como gostaria que fosse o seu parto? Já conversou com seu médico sobre isso? Sabe quais são as intervensões realizadas rotineiramente pelo hospital ou equipe que atenderá seu parto? Elas são realmente necessárias?

Elaborar um plano de parto pode ajudar você a pensar sobre todas essas questões, ficar mais consciente do parto que deseja ter e te colocar no papel de protagonista da sua história.

O plano de parto é uma carta, ou lista, onde a gestante deixa claro seus desejos para o momento do parto e o pós-parto. Pode incluir pontos como local e posições de sua preferência, procedimentos que gostaria que fossem evitados, procedimentos que aceitaria e em quais situações, ambientação do local do parto (música, luzes baixas, silêncio...), quem estará te acompanhando (companheiro, doula, mãe, uma amiga...), além dos primeiros cuidados com o bebê, o corte do cordão, procedimentos médicos, primeiro banho, entre outros.

É interessante conversar com o seu médico sobre o plano de parto, e mesmo que você vá realizar o parto pelo SUS, ou com o médico plantonista, você pode levar cópias do plano de parto para entregar para cada um dos profissionais que te auxiliarão. Essa tarefa pode ficar a cargo do seu acompanhante, já que formalidades não combinam muito com o trabalho de parto, você estará concentrada em trazer seu bebê ao mundo.

O plano de parto não é uma garantia de que tudo acontecerá da forma como está escrito ali, pois tudo dependerá de como irá evoluir o trabalho de parto, do local e da equipe onde acontecerá o parto ( que infelizmente muitas vezes não respeitam o desejo da mulher), do apoio que a parturiente terá, dos fatores ambientais, enfim... A ideia principal do plano de parto não é ser exatamente um roteiro a ser seguido à risca, mas sim um guia, um exercício de reflexão onde fiquem explicitadas seus desejos e vontades, um ponto de partida para um parto digno e respeitoso.

Confira aqui um exemplo bacana de plano de parto: 
http://www.amigasdoparto.com.br/plano4.html

Nós do Gaia teremos muito prazer em auxiliar na elaboração do seu plano de parto, entre em contato conosco!

Com amor, 
Equipe Gaia.

PS: ser respeitada e bem tratada é um direito seu. Se sofrer qualquer tipo de violência ou desrespeito durante seu pré-natal, parto e internação você pode denunciar a instituição e/ou profissonal pela conduta imprópria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário