segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lá dentro da barriga...

Você sabia que o bebezinho que cresce aí dentro, no quentinho aconchegante do seu ventre, já começa a se relacionar contigo e com o mundo exterior muito antes de nascer? Estudos comprovam  desde muito cedo a capacidade de captar o que acontece dentro e fora da barriga. 


Como o seu bebê percebe o mundo:


A partir da oitava semana de gestação, o feto move a cabeça, braços e tronco e também responde a estimulação tátil, afastando-se rapidamente quando o local onde está na barriga é pressionado pelo lado de fora. Por isso é possível que ele "fuja" quando o médico tenta auscultar o coraçãozinho dele no consultório, ou numa ultrassonografia. 
Também já consegue distinguir diferentes sabores! Pesquisas demonstraram que quando acrescentaram sacarina ao líquido amniótico, a taxa de ingestão praticamente duplicou, enquanto que a taxa diminuiu e o feto fez até careta quando foi acrescentado ao líquido um óleo de sabor amargo.
Com 16 semanas o feto já é bem sensível a luz. Quando apontada uma luz diretamente para a barriga ele vira o rosto e tem um aumento dos batimentos cardíacos.
A capacidade auditiva também aparece bem cedo, com 24 semanas o feto ouve todos os barulhos internos da mãe e sua voz, mas além disso já ouve e é capaz de reconhecer a voz do pai, de pessoas próximas e os outros ruídos externos. 
Ele é capaz de se acalmar e diminuir a movimentação quando escuta uma música clássica, tranquila, e se agita ao escutar um rock. Daí a importância de sempre conversar, cantar, contar histórias para o seu bebê, ele estará atento a tudo! Uma sugestão legal é escolher uma música específica como sendo a música do bebê, e cantá-la sempre para ele, desde a barriga. Quando o bebê nascer poderá reconhecer a cantiga e se acalmar ao escutá-la, pois a música vai remetê-lo ao período em que estava quentinho e protegido dentro do útero.
A partir das 32 semanas já é possível identificar ondas cerebrais que diferenciam sono e vigília, inclusive com períodos de sono REM, que significam os momentos de sonho.
Além disso, o bebezinho aí dentro já é capaz de muitas estripulias. Brinca com o cordão umbilical, chupa o dedo, escolhe a posição preferida para ficar, se movimenta bastante, espreguiça-se, boceja, esfrega os olhinhos... É capaz de captar os estados emocionais da mãe, alegrias, tristezas ansiedade, medo... É interessante conversar com ele sobre os teus sentimentos, explicar o que se passa, em algum nível ele conseguirá captar e te compreender.
Aproveite esse período mágico de conexão e converse bastante com seu bebê, cante, brinque, acaricie, incentive o pai a também participar desses momentos de interação. Aproveite a hora do seu banho para cantar e conversar com ele, a água caindo sobre a barriga faz um som gostoso e ajuda a propagar melhor o som da sua voz. 


É, e você achava que a vida dentro da barriga era tranquilidade pura, né?

Com amor, equipe Gaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário