sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Pré-Natal Psicológico

O pré-natal tradicional é o acompanhamento realizado pelo médico (algumas vezes por enfermeiras ou parteiras), onde se avalia através de consultas regulares e exames se está tudo bem com a mãe e com o bebê, e que também visa orientar para bons hábitos de saúde, além de prevenir e tratar possíveis problemas que possam surgir durante a gestação. Já está mais do que estabelecida a importância desse pré-natal médico, porém, muitas questões importantíssimas que poderiam ser trabalhadas durante esse período tão especial da vida acabam sendo deixadas de lado, ou em segundo plano.

Tanto uma gravidez desejada e super planejada quanto aquela que vem de surpresa trazem à tona um turbilhão de sentimentos muitas vezes confusos e contraditórios, como alegria, medo, insegurança, euforia, tristeza, esperanças, desilusões. É importante conseguir encontrar uma forma de lidar com tantas mudanças e sensações novas com tranquilidade e sem culpas.


A ideia do pré-natal psicológico é justamente essa,  acompanhar de perto e com um olhar diferenciado durante a gestação e também no pós parto, todas essas mudanças e transformações, auxiliando a mãe, pai e família a vivenciar esse momento com mais plenitude e tranquilidade. É uma forma de se preparar para viver a maternidade com mais confiança e consciência.


Para tanto, o psicólogo deve ter um preparo especial para realizar esse tipo de acompanhamento. É fundamental ter um bom conhecimento de toda a fisiologia da gestação e do parto, e das peculiaridades que envolvem esse momento. É de suma importância olhar para a gestação como um processo que envolve transformações em toda a estrutura familiar.

O pré-natal psicológico também inclui o auxílio no empoderamento da mulher durante a gestação, para que essa tenha uma postura ativa em seu processo de gerar e parir, o foco no fortalecimento do vínculo mãe/bebê, pai/bebê, trabalhar questões relativas a chegada de um segundo filho e como o irmão mais velho está lidando com a chegada do mais novo,  entre outras temáticas que surgirão de acordo com as necessidades de cada família atendida. Pode-se também incluir avós ou outros familiares próximos, em uma ou algumas das sessões.

Um momento tão único, especial e transformador da vida, merece ter uma atenção cuidadosa para ser vivido em toda a sua plenitude. Olhar para a gravidez não apenas como um processo físico é de fundamental importância, ajuda a entender e viver com mais naturalidade esse rico momento de renovação e continuidade da vida.

Com amor, Equipe Gaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário